Como prometido, aqui está o meu post sobre o processo de preparação e realização da prova de certificação MCTS 70-432. Quem acompanha o blog, sabe que realizei e passei a prova do MCTS 70-433, que foi a minha primeira certificação. Até então não havia passado pela experiência de realizar uma prova de certificação e por este motivo acredito que na segunda prova fui muito melhor, tanto analisando a questão da nota como a preparação.
Como falei da primeira vez, a parte boa da prova é estudar. Acredito que poderia ter tentado fazer a prova “na raça”, mas acho que não é o caso. A experiência de passar pela prova estudando e se preparando é muito melhor do que apenas ostentar um título, até mesmo por que você será cobrado pelos certificados que apresenta.
Sobre a Preparação
Desta vez, além dos livros, utilizei um outro recurso de estudo: os flashcards. Os FlashCards tem uma idéia simples: um cartão com uma pergunta na frente e as respostas atrás. O estudante pode estudar em diferentes lugares, como no ônibus, na sala de espera do consultório médico, no avião, enfim, onde se sentir confortável. Este método de estudo usa o conceito da repetição espaçada. Muito utilizado nos EUA, aqui no Brasil esta técnica é pouco difundida, apesar de já ser coisa antiga. Localizei na internet o FlashCardExchange, um site com cartões sobre diversos assuntos. Para estudo on-line, é tudo gratuito, mas se você quiser imprimir tem que pagar. Como meu objetivo com os FlashCards era estudar em intervalos do trabalho, os recurso on-line resolviam o meu problema.
| Figura 1 - O livro da MSPRESS |
Como bibliografia, utilizei dois livros, um da MSPRESS e outro da Syngress. O da MSPRESS gostei bastante, seguindo o mesmo padrão dos training kits da Microsoft, com tudo organizado em tópicos, exemplos step-by-step, e cases do “mundo-real” (não foi o Morpheus que escreveu).
| Figura 2 - Conselho do Morpheus é bom... |
Para minha surpresa, o livro da Syngress não foi tão bom. Poucos exemplos, um texto maçante, alguns erros e simulados que não tiveram muita relação com a prova. Simplesmente não recomendo. Se levarmos em consideração que o livro da MSPRESS também apresenta um CD-ROM com simulados da MeasureUP, uma cópia do livro em formato PDF (que foi para o meu Smartphone para estudo em movimento) e um Trial do SQL Server 2008, a compra do livro da MSPRESS é o melhor custo-benefício. Na prova anterior recomendei o livro da Syngress, mas desta vez a medalha foi para o traning kit da Microsoft.
Sobre a Prova
Como em todas as provas de certificações da Microsoft, assinei o N.D.A. e não posso falar sobre as questões. Mas vamos ao que posso falar: realizei a prova na VOffice, que é centro Prometric mais próximo da minha casa. O ambiente é climatizado e a localização é muito boa, o que acho um diferencial. O que não gostei é que como a cabine é feita com divisórias e fica bem no meio da empresa, um pouco do som de fora vaza pra dentro da cabine tirando um pouco da concentração. Fora isso, o atendimento deles é muito bom, quando cheguei, a cabine estava preparada pontualmente, sem atrasos ou imprevistos.
Desta vez, cheguei bem mais cedo que na prova anterior e aproveitei o tempo para me acalmar, refrescar um pouco do calor da rua (aqui em Florianópolis o calor está de matar) e me concentrar para a realização da prova, e tenho certeza que isso fez toda a diferença. Fui muito melhor na prova, me lembrei com mais clareza do conteúdo estudado e consegui me concentrar mais nas questões.
Conclusões
Esta prova em comparação com a 70-433 achei um pouco mais fácil. A 70-433 tem muita programação e apresenta um conteúdo muito extenso. Gostei de ter estudado para a 70-432, descobri coisas que não sabia e até mesmo coisas que achei que sabia, como sutilezas sobre backup e restore. Estudar com os flashcards foi muito bom e o training kit da Microsoft nesta prova se mostrou melhor e agora estou mais próximo do objetivo de me tornar MCITP e chegar até o MCT para iniciar a realização de treinamentos.
Mais uma pro currículo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leave your comment here!